sábado, 30 de novembro de 2013

É natal... É natal...

No meio dos preparativos para a festinha de Natal vamos tendo tempo para começar a trabalhar esta festividade... O tema do nosso projeto intitula-se de "A brincar exploro o mundo" e é neste sentido que têm sido feitas estas aprendizagens... através de pequenas brincadeiras de "faz-de-conta". "O brincar de faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois brincando ela trabalha com situações que vive no social, podendo assim, compreendê-las melhor."

Assim começamos ontem com a historia do Bolinha e hoje imitámos o Pai Natal!! Colocámos o chapéu e encarnamos a sua personagem... "OH OH OH"... Já ouviram por ai papas?! 


domingo, 24 de novembro de 2013

Dia Nacional do Pijama

E hoje.... Dia Nacional do Pijama viemos todos de Pijama para a escola... Para lembrar que todas as crianças merecem crescer numa família! A todos os papás e família OBRIGADA... por ajudarem os nossos tesourinhos a recolherem donativos para a Casinha dos Pijamas! 
"O pouco pode fazer muito!"


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Amizade, Carinho e Tempo = AMOR!

Continuamos com os trabalhos alusivos ao Dia Nacional do Pijama. Começamos a manhã a observar o livro "O Segredo dos Sabonetes" que apesar de ainda ser muiiito extenso para nós, a Joana contou uma versão muito muito resumida com a ajuda das imagens... Depois fizemos a estampagem da nossa mão... onde diz: A-M-O-R .... E cada dedinho, pintado da sua cor.. representa um dos cheiros dos sabonetes: Amizade, Carinho e Tempo!
... Porque todas as crianças precisam de Amor, Amizade, Carinho e Tempo!







Resultado:






Dia Nacional do Pijama #1

E hoje na nossa sala... Pinturas a Alta Velocidadeee!!!! É bom ver com os nossos Tesourinhos se interessam tanto por este tipo de trabalhos... e é melhor ainda ver as suas evoluções... Agora já são eles que fazem tudo sozinhos: Escolheram qual carro/tinta queriam usar, pintaram sozinhos... e quando viram que as rodas já não tinham tinta... sozinhos foram molha-las no prato!
E o que andámos nós a pintar? Pijamas! Sim... porque dia 20 de Novembro comemora-se o Dia Nacional do Pijama e nós já andamos de volta dos seus preparativos! 





Desenhos a Lápis de Cera!!

Os nossos Tesourinhos assim que vem o adulto utilizar canetas ou lápis mostram bastante interesse, querendo também utilizá-los. Assim... hoje distribuímos lápis de cera e folhas e demos a oportunidade de os explorarem mais uma vez. Desta vez, ao contrário da primeira vez, em que precisaram de bastante apoio, foram eles próprios a escolher os lápis, e a pintar completamente sozinhos! Colocámos os desenhos ao lados dos antigos, feitos em Setembro, e podemos ver algumas diferenças... Agora, as folhas já estão mais preenchidas e muito mais coloridas...



terça-feira, 12 de novembro de 2013

São Martinho #

Ontem... dia de São Martinho... fomos comemorá-lo, na nossa sala com algumas castanhinhas... Podemos tocá-las, cheirá-las... e alguns de nós... bem queriam prová-las! Ao fim da tarde, fomos até ao refeitório... ter com todos os amigos maiscrescidos para prepararmos uma surpresa alusiva a este dia... Onde usámos as nossas mascaras em forma de castanha... Não resistiram muito tempo nas nossas carinhas... mas... ainda deu para algumas fotos! ihihi

São Martinho # presentinho para os pápas!

As mãozinhas que pintámos sexta-feira passada serviram para fazer uns belos cartuchos para oferecer aos nossos papás! Lá dentro? Castanhinhaaaas!! Hum... Tão boas! Gostaram papás?!



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Castanhas quentinhas... ao lume a estalar!

Para comemorar o São Martinho, nada melhor que decorar umas castaninhas. Os nossos dedinhos serviram de pinceis.. e assim decorámo-la. A Joana e a Susana... ajudaram com o resto!





sábado, 9 de novembro de 2013

Expressão Motora

Apesar de ainda sermos pequeninos, na nossa sala, já fazemos aulas de expressão motora! Pois é... todos a mexer! Deitamos-nos no chão, levantamos as pernas para cima e para baixo... Escalámos "montanhas", andamos em cima dela...sem cair, rebolámos... ! Foi uma manhã divertida onde trabalhámos a motricidade global. 
É desde pequenos que devem ser incutidos, na criança, hábitos saudáveis nas suas vidas... não só porporcionando-lhes uma alimentação saudavel mas também aliando-a à prática de atividade física. 
Em suma pode concluir-se que a prática de educação física, aliado a uma boa alimentação, enquanto atividade regular é um comportamento importante para a promoção de um estilo de vida saudável. Segundo Loureiro “ uma alimentação saudável é essencial às crianças para que possam ter um crescimento e desenvolvimento harmonioso e prevenir uma variedade de problemas de saúde relacionados com a nutrição como atraso de crescimento, anemia, perturbações na aprendizagem, obesidade, cárie dentária (…) (Loureiro,1999, p.70)

A prática de educação física torna-se também importante e fundamental pois oferece à criança diferentes experiências que lhe permitirão desenvolver-se a nível, essencialmente, motor, mas também humano. Portanto, é importante, dar à criança, a oportunidade de desenvolver está prática e que esta prática seja de qualidade.


Abóboras de Halloween

 Brincámos e explorámos a tinta como quisemos para fazermos umas abóboras...só com os dedos, com uma mão, com as duas mãos.... só parámos quando nos fartámos! Espalhámos a tinta para um lado, para o outro... por toda a abóbora e até por fora dela... mas não há problema...O objetivo foi mesmo esse, explorar a tinta e brincar com ela sem limites...  A brincar vamos explorando o mundo, aquilo que nos rodeia.... 
"Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo."